Slide 1
SUSTENTABILIDADE

Saiba quais são os benefícios do Aço para o meio ambiente.

Slide 2
CENTRAL DE APRENDIZADO

Conheça o processo de confecção de uma lata de Aço.

Slide 3
Redes Sociais

Visite nossas redes sociais e fique por dentro do mundo do Aço.

previous arrow
next arrow
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Mundo da Lata

A embalagem de aço é, tecnicamente, uma das melhores formas de se acondicionar produtos, por evitar desperdícios e proteger adequadamente a integridade de seu conteúdo no transporte e comercialização. Além de resistente, a embalagem de aço é versátil, possui um excelente facing, pode se transformar em presente para o consumidor, é totalmente reciclável e preserva melhor as propriedades nutritivas dos alimentos do que os processados artesanalmente. 

Pensando na logística, por exemplo, a embalagem de aço é a primeira a ser cogitada por sua resistência mecânica. A espessura do aço, constantemente reduzida, proporciona a redução do peso específico da embalagem e aumenta a competitividade em relação aos outros materiais sem comprometer as características de resistência, inviolabilidade e saudabilidade proporcionadas pelas latas de aço. Processos de fechamento e soldagem evoluíram e hoje podem ser fabricadas até 1,2 mil embalagens de aço por minuto. 

Pesquisa recente da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, indica que alimentos enlatados conservam mais propriedades nutritivas do que os processados artesanalmente. O aço é barreira contra a luz, que destrói ou compromete a integridade de diversos nutrientes dos alimentos.

A versatilidade é outra qualidade da embalagem de aço, que pode conter, desde produtos delicados como balas e biscoitos finos até produtos de uso industrial, como os óleos lubrificantes e tintas navais. As latas de aço são modernas e seguras para embalar produtos. 

Convenientes, duráveis, livre de conservantes químicos proporcionam uma alimentação saudável e rápida a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Completamente recicláveis e contendo uma série de  diferentes produtos, incluindo alimentos com baixos teores de sal e açúcar, diet e light, as latas de aço são ideais para uma alimentação balanceada adaptadas ao estilo prático e moderno. As latas são perfeitas para armazenar desde snacks até pratos prontos para o consumo, tanto para o público “single” quanto para a família. 

LEMBRE-SE

  • Os enlatados são hermeticamente fechados e autoclavados, em sua maioria, ou seja, cozidos na própria lata o que proporciona aos alimentos maior “shelf life” e saudabilidade;
  • Alimentos enlatados são nutritivos, preservam as vitaminas e o sabor;
  • Alimentos enlatados contribuem para uma alimentação saudável e balanceada;
  • Alimentos enlatados são práticos, convenientes e versáteis;
  • As latas de aço são feitas de material 100% reciclável, portanto são a melhor escolha, pois além de serem  embalagens seguras a saúde, as latas de aço são embalagens ecologicamente corretas.

Como são produzidas as latas de aço

O material básico usado para a fabricação das latas é o aço. O primeiro passo para o processamento do aço é a produção do ferro fundido. Isso é feito misturando-se basicamente o minério de ferro, coque e calcário utilizando-se altas temperaturas no alto-forno. O ferro fundido é colocado em um recipiente com uma porcentagem de aço reciclado e outros químicos, depois se injeta oxigênio e a mistura é submetida a alta temperatura para a produção do aço.

O aço usado para a confecção das latas costuma ser processado e transformado em grandes bobinas e então transportado para a fabricação da folha de aço. Durante a fabricação é aplicada uma fina camada de estanho,  formando as folhas de flandres, ou uma camada de cromo, formando as folhas cromadas. Esses revestimentos são utilizados para proteger o aço da oxidação.

Bobinas de aço (flandres ou cromo) são então enviadas aos fabricantes de embalagem. Para alimentos ácidos, como os derivados de tomate, é necessária aplicação interna de estanho e verniz. Isso é feito na fábrica produtora da lata antes da confecção dos corpos da embalagem. Os revestimentos são não tóxicos, seguros, elásticos e resistentes. Mais de 50 tipos de revestimentos foram desenvolvidos e testados para    aplicação em embalagem de aço para contato com alimentos não representando qualquer risco a saúde. Existem 2 caminhos para a produção de latas de aço: 2 peças ou 3 peças.

O método tradicional – 3 peças – envolve o corte em folhas de aço, a aplicação do verniz protetor elástico, a litografia (impressão nas folhas de aço), o corte em blanks (retângulos menores para a conformação da folha em corpo), conformação do corpo com aplicação de solda ou agrafagem e aplicação do fundo ou tampa para que na indústria seja envasado o produto, tampado e cozido para o caso de alimentos  enlatados.

Para a aplicação da tampa da lata de 2 peças e a tampa Para fazer a lata de 2 peças – método mais recente e moderno – alimenta-se um equipamento de conformação com a própria bobina o qual estampa pequenos copos  para que depois sejam esticados em copos mais altos. O processo é chamado de “draw and wall iron” ou D&I. O resultado é um corpo de lata com espessura fina e resistente para o acondicionamento, principalmente, de bebidas.

E o fundo da lata de 3 peças as extremidades do corpo da lata devem ser enroladas, o processo é conhecido como fabricação da flange.

As latas vazias são então paletizadas, armazenadas e transportadas aos envasadores os quais recebem os corpos e as tampas separadamente.

Existem dezenas de tamanhos e conformações de latas de aço. Para saber mais, visite os sites de nossos associados.

Mitos sobre latas

Você sabia que as latas de aço não necessitam de adição de conservantes químicos para preservar os alimentos por mais tempo?

História da Lata

Conheça a fantástica história da embalagem que revolucionou o mundo

Enlatados são parte do cotidiano, assim como vários outros produtos de uso diário. Mas já nos questionamos como as latas surgiram, como são feitas e como é o enlatamento?

A evolução da lata de aço e seus mais de 200 anos de história podem ser conferidos no PDF livro abaixo.

Linha do Tempo

Reciclagem

A reciclagem do aço é tão antiga quanto a própria história da utilização do metal. O aço é o material mais reciclado no mundo. Mais de 385 milhões de toneladas são recicladas no planeta por ano, só no Brasil cerca de 200mil toneladas de latas de aço pós consumo retornam para o processo de reciclagem.

No Brasil, assim como no resto do mundo, o mercado de sucata de aço é bastante sólido, pois as indústrias siderúrgicas precisam da sucata para fazer um novo aço, ou seja, cada usina siderúrgica é uma planta recicladora.

O principal mercado associado à reciclagem de aço é formado pelas aciarias, que derretem a sucata nos altos fornos e transformam-na em novas chapas de aço. O interessante é que o aço para reciclagem não precisa ser totalmente livre de contaminantes, já que o próprio processo é capaz de eliminá-los.  

QUANTO É RECICLADO?

47% do total das latas de aço consumidas no Brasil são recicladas. Cerca de 200mil toneladas de latas de aço pós consumo retornaram para o processo de reciclagem no país. Este índice vem aumentando graças à ampliação de programas de coleta seletiva e educação ambiental.

No índice geral de 47% incluem-se latas de alimentos como ervilha, milho e sardinha, bebidas, tintas, massa corrida e produtos químicos.  

Na Europa países como Alemanha e Bélgica reciclam cerca de 96 e 98% de todas as latas de aço pós consumo. 

No Brasil, a ABEAÇO criou, em 2012, o programa Prolata Reciclagem para estimular e alavancar o índice de reciclagem das embalagens de aço no Brasil. Saiba mais em www.prolata.com.br

O CICLO DA RECICLAGEM

Depois de separadas do lixo, por processo manual ou através de separadores eletromagnéticos, as latas de aço passam por processo de limpeza em peneiras para a retirada de terra e de outros contaminantes. Em seguida, são prensadas em fardos para facilitar o transporte nos caminhões até as indústrias recicladoras. Ao chegar na usina de fundição a sucata vai para fornos elétricos ou a oxigênio, aquecidos, em média, a 1550 graus centígrados. Após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado de líquido fumegante, o material é moldado em tarugos e placas metálicas, que serão cortados na forma de chapas de aço. A sucata demora somente um dia para ser reprocessada e transformada novamente em lâminas de aço usadas por vários setores industriais – das montadoras de automóveis às fábricas de latinhas. O material pode ser reciclado infinitas vezes, sem causar perdas mecânicas, como dureza e resistência, ou prejudicar a qualidade.

A lata de aço é 100% reciclável, ou seja, a lata que você descarta seletivamente pode voltar infinitas vezes à sua casa, em forma de tesoura, maçaneta, arame, automóvel, geladeira ou até mesmo uma nova lata.

Ciclo da Reciclagem

Saúde na Lata

Com a correria do dia a dia, nota-se um aumento por alimentos rápidos, convenientes e que ao mesmo tempo entreguem sabor e nutrição. Para estes momentos, os enlatados se tornam uma ótima alternativa para inclusão de frutas e vegetais. Alimentos enlatados oferecem o melhor custo benefício e podem ser uma boa opção para quem quer aliar praticidade com saúde.

CONHEÇA ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS ENLATADOS

– Prefira os alimentos enlatados. Eles são a garantia de um produto fresquinho, saboroso e nutritivo. O processo usado nos alimentos enlatados não modifica em nada a natureza deles. Proteínas, lipídios e glicídios dos alimentos são preservados, assim como as propriedades das verduras, frutas, peixes, frutos do mar e carnes são preservadas com todos os seus valores naturais.

– Se as compras de supermercado ficam armazenadas por um longo tempo na sua casa, não pense duas vezes antes de escolher a lata. Só ela protege com perfeição os alimentos e preserva todos os nutrientes até você abri-la.

– Os alimentos enlatados são os mais próximos do natural. A lata dispensa completamente os conservantes químicos, preservando os alimentos e mantendo todas as propriedades nutritivas e de sabor.

– Os alimentos enlatados são os mais higiênicos. 100% esterilizados e livre de micro-organismos.

– Aproveite o líquido das conservas para obter as vitaminas e minerais hidrossolúveis dos alimentos.

– A embalagem de aço protege o alimento da luz, ou seja, todos os elementos sensíveis à luz, como as vitaminas A, K e os ácidos fólicos.

– As vitaminas do grupo B, solúveis em água, muito sensíveis ao calor e presentes principalmente na carne, se preservam melhor na lata do que no processo de assado ou fervido da cozinha doméstica.

– No processo dos alimentos em lata, também são mantidas as proteínas e amidos, pois foram preparados à temperatura ideal e não precisam de novo cozimento.

Saiba mais em:

 www.saudenalata.com

 

E-MAIL: abeaco@abeaco.org.br

Rua Afonso de Freitas,559 – conj.81 Paraíso – São Paulo – SP