Slide 1
SUSTENTABILIDADE

Saiba quais são os benefícios do Aço para o meio ambiente.

Slide 2
CENTRAL DE APRENDIZADO

Conheça o processo de confecção de uma lata de Aço.

Slide 3
Redes Sociais

Visite nossas redes sociais e fique por dentro do mundo do Aço.

previous arrow
next arrow
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Sustentabilidade

NATURALMENTE SUSTENTÁVEL

A lata de aço é 100% meio ambiente. Reciclagem, degradação, economia e preservação são diferenciais que fazem da lata a melhor opção de embalagem.

Não é de hoje que indústrias e consumidores preocupam-se em poupar o meio ambiente. Cada cidadão sabe da sua importância e vem cada vez mais dando preferência a produtos ecologicamente corretos em toda sua estrutura. A embalagem tem papel fundamental na criação do produto sustentável.

Para uma embalagem ser sustentável, ela precisa trabalhar em conjunto com o produto para maximizar seu uso e minimizar a geração de resíduo. Além disso, ela não pode ter efeitos indesejáveis ao meio ambiente, que possam reduzir a qualidade de vida das próximas gerações. A embalagem de aço cumpre categoricamente esse papel, e por isso é embalagem sustentável.

Lata de aço sustentável porque é reciclável, reutilizável, trabalha constantemente a redução nos níveis de CO2 no processo de fabricação e a maximização do índice de reciclagem, limita o uso de combustíveis fósseis e ainda avança tecnologicamente na redução do peso da lata para que se gerem menos resíduos pós-consumo.

Para que a sustentabilidade da embalagem seja trabalhada corretamente ela deve respeitar três pilares básicos: ambiental, econômico e social. 

No pilar ambiental, dentre as opções de material para embalagens, o aço sai na frente com suas inúmeras vantagens. A primeira vantagem, que só a lata de aço tem, é a extrema facilidade de separação entre materiais orgânicos e não orgânicos pela atração magnética, facilitando a seleção de resíduos. Além disso, a lata de aço é 100% reciclável, pois pode retornar infinitas vezes ao processo de fabricação sem que perca as características mecânicas do material.

A cada ano, são recicladas no mundo 385 milhões de toneladas de aço, ou seja, a cada dia mais de 1 milhão de toneladas são recicladas. A economia de energia impressiona: a cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal. A cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.

No Brasil, 47% do índice de reciclagem das latas de aço o que representa cerca de 200mil toneladas de aço retornando ao processo de fabricação do material.

Além de ser 100% reciclável, a lata de aço é 100% degradáveis. Se descartado na natureza acidentalmente, o material leva em média cinco anos para se decompor totalmente. 

Ainda no pilar ambiental, a produção do material aço para embalagem apresenta baixíssimos níveis de consumo de água e energia quando comparado a outros materiais. 

A fabricação do aço consome 3 vezes menos energia que a fabricação do alumínio, por exemplo, e cerca de 9 vezes menos água que a fabricação do papel.   

A sustentabilidade da lata de aço ainda pode ser comprovada em seu processo de fabricação: o aço reciclado é ingrediente necessário e fundamental para a fabricação do novo aço. O processo também vem sofrendo cada vez maior redução dos níveis de emissão de CO2, nas últimas 3 décadas a emissão foi reduzida em mais de 50%. Além disso, reduziu-se também o nível de consumo de energia primária no processo produtivo do aço em cerca de 40%.

PROLATA

PROLATA RECICLAGEM
A PROLATA Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, uma iniciativa da ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e com coordenação e patrocínio conjunto com a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas de resíduos.
Suas ações envolvem cooperativas de catadores e catadoras de materiais reciclagem, a criação de Centros Prolata de Reciclagem nas principais capitais para recebimento de grandes volumes de latas pós consumo e instalação de pontos de entrega voluntária.
Saiba Mais em www.prolata.com.br

LATAÇO

LATA DE AÇO NA SALA DE AULA

A ABEAÇO desenvolve ações em escolas para ressaltar as vantagens da embalagem de aço e formar consumidores conscientes.

Aprender é importante em todas as fases da vida. Mas é na infância e na adolescência que o consumidor começa a formar sua personalidade e adquire conhecimentos que irão influenciar suas   escolhas durante toda a vida.

Através de um personagem simpático o público infanto-juvenil vai entender como a compra de   produtos dando atenção especial ao tipo de embalagem pode influenciar 

 

na preservação do planeta para as gerações futuras.

Entre os conceitos abordados estão: relação cidadão-mercado de consumo; setores da economia; cadeias produtivas: origem, processo e destino; a cadeia produtiva da lata; conservação e manipulação de alimentos; a importância da embalagem na indústria; a responsabilidade em relação à questão do lixo; e a importância da reciclagem.

Saiba mais em www.lataco.com.br

 

E-MAIL: abeaco@abeaco.org.br

Rua Afonso de Freitas,559 – conj.81 Paraíso – São Paulo – SP