MEIO AMBIENTE - SUSTENTABILIDADE

 

NATURALMENTE SUSTENTÁVEL

“A lata de aço é 100% meio ambiente. Reciclagem, degradação, economia e preservação são diferenciais que fazem da lata a melhor opção de embalagem.”

 

Não é de hoje que indústrias e consumidores preocupam-se em poupar o meio ambiente. Cada cidadão sabe da sua importância no cenário mundial e vem cada vez mais dando preferência a produtos ecologicamente corretos em toda sua estrutura. A embalagem tem papel fundamental na criação do produto sustentável.

 

Para uma embalagem ser sustentável, ela precisa trabalhar em conjunto com o produto para maximizar seu uso e minimizar a geração de resíduo. Além disso, ela não pode ter efeitos indesejáveis ao meio ambiente, que possam  reduzir a qualidade de vida das próximas gerações. A embalagem de aço cumpre categoricamente esse papel, e por isso é embalagem sustentável.

 

Lata de aço sustentável porque é reciclável, reutilizável, trabalha constantemente a redução nos níveis de CO2 no processo de fabricação e a maximização do índice de reciclagem, limita o uso de combustíveis fósseis e ainda avança tecnologicamente na redução do peso da lata para que se gerem menos resíduos pós-consumo.


Para que a sustentabilidade da embalagem seja trabalhada corretamente ela deve respeitar três pilares básicos: ambiental, econômico e social. 

 

No pilar ambiental, dentre as opções de material para embalagens, o aço sai na frente com suas inúmeras vantagens. A primeira vantagem, que só a lata de aço tem, é a extrema facilidade de separação entre materiais orgânicos e não orgânicos pela atração magnética, facilitando a seleção de resíduos. Além disso, a lata de aço é 100% reciclável, pois pode retornar infinitas vezes ao processo de fabricação sem que perca as características mecânicas do material.

 

A cada ano, são recicladas no mundo 385 milhões de toneladas de aço, ou seja, a cada dia mais de 1 milhão de toneladas são recicladas. A economia de energia  impressiona: a cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem

isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal. A cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.


No Brasil, atingimos em 2012, 47% do índice de reciclagem das latas de aço o que representa quase 260mil toneladas de aço retornando ao processo de fabricação do material. Países como Alemanha, Holanda e Áustria chegam a reciclar cerca de 96 e 98% de todas as latas de aço pós consumo.

Além de ser 100% reciclável, a lata de aço é 100% degradável. Se descartado na natureza, o material leva em média cinco anos para se decompor totalmente.

Ainda no pilar ambiental, a produção do material aço para embalagem apresenta baixíssimos níveis de consumo de água e energia quando comparado a outros materiais. A fabricação do aço consome 3 vezes menos energia que a fabricação do alumínio, por exemplo, e cerca de 9 vezes menos água que a fabricação do papel.  

 

 

 

Rua Rocha, 167 – Cj. 33 – Bela Vista - São Paulo - Tel: (55 11) 3842-9512 - Fax: (55 11) 3849-0392

 

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!Induz Comunicação e Design Induz Comunicação e Design