MEIO AMBIENTE - RECICLAGEM

 

RECICLAGEM

A reciclagem do aço é tão antiga quanto a própria história da utilização do metal. O aço é o material mais reciclado no mundo. Mais de 385 milhões de toneladas são recicladas no planeta por ano, só no Brasil cerca de 300mil toneladas de latas de aço pós consumo retornam para o processo de reciclagem.


No Brasil, assim como no resto do mundo, o mercado de sucata de aço é bastante sólido, pois as indústrias siderúrgicas precisam da sucata para fazer um novo aço, ou seja, cada usina siderúrgica é uma planta de reciclagem.

 

O principal mercado associado à reciclagem de aço é formado pelas aciarias, que derretem a sucata nos altos fornos e transformam-na em novas chapas de aço. O interessante é que o aço para reciclagem não precisa ser totalmente livre de contaminantes, já que o próprio processo é capaz de eliminá-los.  

 

Em 2012, foram produzidas 35,2 milhões de toneladas de aço bruto no país, dentro deste montante, 598 mil toneladas foram de folhas de aço para embalagens. Mais de 9 milhões de toneladas de sucatas foram utilizadas para a produção de novo aço, valor correspondente a 25,8% do aço produzido no Brasil.  O aço é o material mais reciclado do mundo, sendo que em 2012 foram recicladas cerca de 427,5 milhões de toneladas no planeta. O incremento da coleta seletiva desse material estimula o aumento da demanda de empregos e equipamentos de separação, como os eletroímãs.  

 

QUANTO É RECICLADO?
47% do total das latas de aço consumidas no Brasil em 2012 foram recicladas, incluindo 88% reciclados de latas de aço para bebidas (latas de 2 peças). Cerca de 260mil toneladas de latas de aço pós consumo retornaram para o processo de reciclagem no país. Este índice vem aumentando graças à ampliação de programas de coleta seletiva e educação ambiental. Hoje alguns programas estimulam a reciclagem do aço pós-consumo, dentre eles o RECICLAÇO, programa de reciclagem pós-consumo de latas de aço para bebidas, criado pela Cia Metalic Nordeste. No Brasil, 5% das latas para bebidas são de aço, sendo que a maior participação está no Nordeste, que detém 46% do mercado. Com a necessidade de incentivar a coleta seletiva criou-se a iniciativa em 2001 que permitiu à embalagem de aço para bebida atingir o índice de 88% de reciclagem contra os 27% iniciais. Esse índice é auditado anualmente por empresa independente. No índice geral de 47% incluem-se latas de alimentos como ervilha, milho e sardinha, bebidas, tintas, massa corrida e produtos químicos. Também estão incluídas no índice as tampas de aço pós consumo. Na Europa países como Alemanha e Bélgica reciclaram cerca de 96 e 98% de todas as latas de aço pós consumo em 2012. 

 

 

RECICLAGEM DA EMBALAGEM DE AÇO

 

 

                                  

 

 

 

 

    O CICLO DA RECICLAGEM

 

 

 

ILUSTRA

 

 

Rua Rocha, 167 – Cj. 33 – Bela Vista - São Paulo - Tel: (55 11) 3842-9512 - Fax: (55 11) 3849-0392

 

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!Induz Comunicação e Design Induz Comunicação e Design