MEIO AMBIENTE - COMPROMISSO DA INDÚSTRIA

 

Aprendendo com Lataço

 

 

LATA DE AÇO NA SALA DE AULA
A ABEAÇO, desde 2007, desenvolve ações em escolas para formação de consumidores conscientes


Aprender é importante em todas as fases da vida. Mas é na infância e na adolescência que o consumidor começa a formar sua personalidade e adquire conhecimentos que irão influenciar suas escolhas durante toda a vida. Esse é o principal motivo da Abeaço para a promoção do programa “Aprendendo com o Lataço”.


APRENDENDO COM LATAÇO
Através de um personagem simpático o público infanto-juvenil vai entender como a compra de produtos dando atenção especial ao tipo de embalagem pode influenciar na preservação do planeta para as gerações futuras.


ATIVIDADES
As atividades são conduzidas por equipe multidisciplinar de monitores e acontecem na própria sala de aula.  São três atividades: interação com maquete englobando conceitos de descarte seletivo, reciclagem, redução e reutilização, kit lata apresentando a cadeia produtiva da lata de aço e finalizando com a oficina de sucata através da reutilização de materiais pós consumo.



ESCOLA VALDEMAR CANCINI

Aprendendo com Lataço

 

 

A INCRÍVEL VIAGEM AO MUNDO ESCURO

Aprendendo com Lataço

 

 

 

 

Aprendendo com Lataço

 

 

CARREFOUR

 

Aprendendo com Lataço

 

 

 

A ABEAÇO e a Gerdau, em parceria com o Carrefour, apresentaram em dezembro de 2008 estações de coleta seletiva diferenciadas, para atrair adultos e crianças para a onda de consumo consciente. As primeiras estações foram instaladas nas lojas de Piracicaba, Raposo Tavares e Pamplona, SP, e o projeto deve ser expandido a outras lojas da rede de supermercados ao longo dos próximos cinco anos.


A primeira novidade é a separação dos materiais. São três módulos de coleta, separados por: resíduos sólidos (vidro, plástico, papel e alumínio), latas de aço e óleo pós-consumo. Informações sobre os tipos de materiais e suas formas de reciclagem são expostas nos locais para que o consumidor possa aprender a diferenciar cada um deles.

 

Outra grande inovação do projeto é voltada às crianças. Todas as estações têm sua réplica em tamanho pequeno, para que as crianças possam participar do processo, aprendendo desde pequenas o que é o consumo consciente e como colaborar para a preservação do meio ambiente. A estação kids ainda atende, também, os cadeirantes e todos os informativos estão em braile.


Além dos apelos ecológico e lúdico, o projeto de coleta seletiva tem cunho social. Cada loja do Carrefour tem uma cooperativa associada, para a qual todo o material coletado é doado.


Desde o início do projeto, a loja da Raposo Tavares já coletou cerca de 12.500 kg de resíduos pós-consumo (representando cerca de 2,5 toneladas/mês) e a loja de Piracicaba chegou a 16.000 kg (cerca de 3,5 toneladas/mês).



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PROLATA

 

O Prolata Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos a qual é formada pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil.


Os recursos obtidos pelo Prolata são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

 

O Prolata foi constituído em janeiro de 2012. É um programa permanente de reciclagem de latas de aço pós-consumo e com prazo de duração indeterminado. Tem como base os trabalhos da ABEAÇO - Associação Brasileira de Embalagem de Aço -  e finalidade de fomentar e formalizar o mercado de latas de aço pós-consumo no Brasil. .


O programa tem como principais metas o estímulo à reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis sobre os índices de reciclagem de latas de aço, abrir canal direto com o público consumidor em geral, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores e valorizar o preço da sucata de aço para embalagens.


http://www.prolata.com.br/



 



 

 

 

Rua Rocha, 167 – Cj. 33 – Bela Vista - São Paulo - Tel: (55 11) 3842-9512 - Fax: (55 11) 3849-0392

 

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!Induz Comunicação e Design Induz Comunicação e Design